insurgencia libertária

não pronuncie qualquer palavra sem paixão. Não pronuncie sem desconhecer-lhe o cerne, seu sígno mais abrangente. Sem medir sua gramática. Conheça, e cuide sempre muito bem da gramática de suas falas e de suas audições.

TODA LEITURA DOS FILÓSOFOS CONSAGRADOS, TODAS AS ESCRITURS SAGRADAS, TODA HISÓRIA ANALÍTICA HUMANA

  • NIETZSCHE, EINSTEN, GANDY, ...
  • TODA AS CIÊNCIAS E ARTES
  • TODA HISTÓRIA DO HOMEM
Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Jacarey, São Paulo, Brazil
neste mundo é tudo inventado ou contextualmente interpretado. o imaginário construiu o mundo

adddys

Bookmark and Share

terça-feira, 21 de agosto de 2007

अ cultural

ação cultural - um debateSabemos que o pensar contemporâneo está sedimentado em uma infinidade de conquistas que fomos alcançando ao longo de toda nossa história. Tão acostumados estamos com hábitos, costumes, códigos que praticamos como saudáveis que é quase impossível pensar o universo cultural dos povos do passado, ainda mais da antiguidade. É um exercício que exige antes profundo conhecimento da natureza humana. Dificilmente conseguimos compor um quadro real pois os indivíduos do passado distante, mesmo os mais bem pensantes entendia a vida sob uma perspectiva bastante diversa. Aos estudiosos a dificuldade cresce já que a linguagem é viva, os ditados populares perderam referencias, e a escrita se modifica com novas interpretações e usos de símbolos e palavras, dando margens a interpretações equivocadas ou tendenciosas.Mas esta noção ainda não nos pode libertar o pensar até concebermos o que ainda temos a conquistar. Avançamos infinitamente, mas, grosso modo, somos ainda uma sociedade bastante primitiva sob vários aspectos. Mesmo o pensador mais crítico, de maior liberdade interior, não pode perceber todos os absurdos de muitas proibições e tabus dos quais não ousamos falar e, muitas vezes, nem conseguimos imaginar.Por esta necessidade é que a educação precisa ser laica e doutorada, a arte é amoral e ação cultural desenvolve exercícios constantes de libertação interior.

Um comentário:

Elizabeth disse...

Essa libertação interior exige mais que cultura ou educação, mas a predisposição, como disse no seu texto, para um conhecimento profundo da natureza humana...seus textos são demais!!! Abraços, Elizabeth