insurgencia libertária

não pronuncie qualquer palavra sem paixão. Não pronuncie sem desconhecer-lhe o cerne, seu sígno mais abrangente. Sem medir sua gramática. Conheça, e cuide sempre muito bem da gramática de suas falas e de suas audições.

TODA LEITURA DOS FILÓSOFOS CONSAGRADOS, TODAS AS ESCRITURS SAGRADAS, TODA HISÓRIA ANALÍTICA HUMANA

  • NIETZSCHE, EINSTEN, GANDY, ...
  • TODA AS CIÊNCIAS E ARTES
  • TODA HISTÓRIA DO HOMEM
Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Jacarey, São Paulo, Brazil
neste mundo é tudo inventado ou contextualmente interpretado. o imaginário construiu o mundo

adddys

Bookmark and Share

quarta-feira, 3 de junho de 2009

o valor da fala

No caminho vinha pensando no testemunho de um ancestral africano lamentando que "Antes tínhamos nossa terra, nossa gente, nossa FALA e nosso deus e tudo isso nos fazia completos. Depois chegaram os brancos e inocularam outro idioma e outro deus afirmando que eram mais evoluídos. Desde então subverteram nossa cultura. Hoje estamos neste lugar, vivemos em meio a uma gente, falamos uma língua e adoramos um deus que não nos completa”.
O índio quando retirado da floresta e cristianizados tornam-se presas fáceis da miséria. Normalmente ao serem transportados para a cidade tornam-se vagabundos, alcoólatras, marginais, pedintes.
Entre nós os brasileiros três em cada palavra que usamos, são inventadas aqui, entre nós. Na nossa terra. São expressões intraduzíveis. Expressam sentimentos e códigos que só nossa cultura pode apreender. Quando uma cultura avança sobre a outra encontra na subversão da fala uma ferramenta de debilitação e domínio.

o valor des palavras

Fundamental é conhecer o valor mais absoluto de cada palavra q 'emprestamos' para transmitir nossas idéias. Riqueza de vocabulário essencial para tanto. Quanto mais palavras um indivíduo conhece mais ele consegue explicar o mundo, a vida e a si mesmo. Quando o ser humano ainda não desenvolvera a ferramenta da fala o seu pensamento só ouvia, sentia cheiros e texturas, cores e formas. A sintonia com a vida era tão completa que podemos arriscar interpretar: E o espírito vivo da natureza visitava o espírito humano e ele e a natureza eram um só. Quando descobriu a ferramenta da fala transformou grunhidos em "interjeições". Com a espacialização interjeições tornaram-se nome d coisas, lugares, momentos. Com a conjunção de tudo nasceu o VERBO e com ele a MEMÓRIA. Desde então iniciou a construção da mais elevada obra humana: A SABEDORIA. Ao dar nome às coisas, que antes sentia plenamente, impossibilitado de descrever sua mais absoluta essência, só pode referir-se a elas (objetos, lugares, momentos, sentimentos, atos, etc) através de metáforas. TODAS AS PALAVRAS SÃO APENAS METAFORAS. Nenhuma palavra é inocente. Toda palavra pede pelo menos cinco outras para lhe explicar, ex.:[dicionário:- O NOME É O ATO DE...] Fundamental é conhecer o valor oculto de cada palavra que emprestamos para aproximar, o mais possível do absoluto, as idéias que queremos transmitir.Para ilustrar o que tento transmitir a etimologia de uma palavra que escolho= a palavra PERGUNTAR = vem de "peri custus" =do greco antigo. PERI significava ao redor de, ou tudo (o absoluto) contido dentro de uma área (dai p/ex.: perfeito-feito em absoluto) e CUSTUS era uma vara comprida que poderia servir para defesa ou caçar mas que na origem era usada pelos mestres das embarcações a fim de oscultar o fundo do rio evitando atoleiros e pedras e pelo cego a fim de sondar o terreno e achar o seu rumo = donde per-custus tornar se ‘pergunto’ - sondo o invisível. Se fossemos versados nesta ciência, toda fala seria poema e nos libertaríamos.